PALESTRANTES

Célia Klouri

Psicanalista, Mestre em psicologia clínica e Supervisora de Psicologia Clínica pelo CRP/SP.  Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Interlocutora do grupo de leitura e pesquisa do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae: As novas configurações familiares. 

Neste encontro, ela participou da mesa redonda, cujo tema foi "Aspectos éticos na clínica psicodinâmica contemporânea", acompanhada pela Helena Rinaldi e Claudia Sodré.

Claudia Sodré Vieira

Graduada como Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006). Por 21 anos foi professora e supervisora de estágio do curso de Psicologia do Complexo Educacional FMU e professora do Departamento de Psicodinâmica de Adultos do Instituto Sedes Sapientiae. Dedica-se à formação de psicólogos para atuação em emergências, desastres e crises, através de cursos de extensão pela Foccus Núcleo de Psicologia Aplicada e de curso de especialização em Intervenções Psicológicas em Emergências e Crise no Complexo Educacional FMU. Tem desenvolvido estudos sobre psicanálise, trauma psíquico e seus efeitos, em especial sobre o Transtorno de Estresse Pós-traumático. Atua em Psicologia de Emergências através de intervenções clínicas individuais e grupais com população atingida por desastres, acidentes e violência urbana,objetivando prevenção primária, secundária e terciária.

Elsa Dias

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: amadurecimento, Winnicott, ilusão, cisão e elaboração imaginativa. Em 2001 fundou, com Zeljko Loparic, o Centro Winnicott de São Paulo. De 2002 a 2007 foi coordenadora adjunta e Professora dos quatro cursos semestrais de extensão universitária: 1. Introdução ao pensamento de Winnicott; 2. Teoria do amadurecimento de Winnicott; 3. Psicopatologia I e 4. Psicopatologia II, oferecidos pela Cogeae, Coordenadoria Geral de Extensão Aperfeiçoamento e especialização da PUCSP. Desde 2004 é Fundadora e Diretora de ensino e formação da Escola Winnicottiana de Psicanálise. 2005: Fundadora da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana. Desde 2008 coordenadora e professora dos cursos teóricos do Curso de Formação da Escola Winnicottiana de Psicanálise: 1. Fundamentos da psicanálise Winnicottiana: a teoria do amadurecimento 2. Winnicott na história da psicanálise; 3. Psicopatologia I: as psicoses 4. Psicopatologia II: outros distúrbios. Desde 2008 professora e supervisora dos seminários teórico-clínicos e clínicos do Curso de Formação da Escola Winnicottiana de Psicanálise.

Helena Rinaldi Rosa

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em construção e validade de testes, escalas e outras medidas psicológicas. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do IPUSP e membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, na função de Secretária Geral. Participou da mesa redonda, acompanhada pela Celia Klouri e Claudia Sodré, cujo tema foi: "Aspectos éticos da clínica psicodinâmica contemporânea", tendo em vista a importância da atuação do psicólogo ser imprescindivelmente, norteada pela ética. 

Ivelise Fortim

Doutorada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em abordagem Junguiana pela COGEAE-PUC-SP e em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientae. Seus trabalhos tem grande ênfase em Psicologia e Informática, onde desenvolveu conteúdos para a Internet.

A dependência em internet e celulares atualmente vem trazendo malefícios cada vez maiores em nossa sociedade diante dessa geração tecnológica.

Marcos R. Garcia

Marcos ministrou um minicurso que buscou apresentar o tema das identidades sexuais à luz da interface entre a psicanálise e os estudos de gênero. Discutiu-se alguns conceitos relacionados ao tema homossexualidade na obra freudiana, evidenciado a diversidade de mecanismos psíquicos a ela relacionados. A partir daí buscou-se discutir como essa diversidade é entendida em teorias contemporâneas voltadas à sexualidade no campo das ciências humanas, explorando-se as interfaces. Ao final, procurou-se enfocar como a homofobia e a transfobia impactam na prática clínica e as especificidades de atenção à população LGBT. 

Maria Lívia T. Moretto

Na III Jornada Psicodinâmica, ela abriu o evento com a palestra "A Clínica psicanalítica e os desafios na contemporaneidade". Prof. Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Presidente da Comissão de Pesquisa do IPUSP, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa "Psicanálise e Saúde Pública". Editora-chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Editora Associada e membro da Comissão Executiva da Revista Psicologia USP. Membro do Grupo de Trabalho "Dispositivos Clínicos em Saúde Mental" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atuou como psicóloga na Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1989-2011). Foi Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004-2011) e Professora no Curso de Psicologia e no Mestrado em Psicologia na Universidade São Marcos (2001-2010). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (1996). Fez Aprimoramento/Especialização em Psicologia Hospitalar no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1989), graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1987). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicanálise, em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psicologia da saúde, psicanálise, corpo, transplante de fígado e modernidade.
 

Othon Vieira Neto

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo em 2004. Atualmente é professor titular das Faculdades Metropolitanas Unidas e Membro do Banco do Brasil. Tem focado seus trabalhos; publicando periódicos especializados e trabalhos em anais de evento. Obtendo reconhecimento e participação em eventos nacionais e internacionais. Atualmente atua na área de psicologia, com enfâse em desastres e emergências. Outros traballhos: Neurose Traumática, Transtorno de Estress Pós-Traumático, Trauma, Violência, TEPT, Estudo de Caso, Psicanálise e Atendimento Multidisciplinar em Violência. 

Renato Cury Tardivo

Doutor em Psicologia Social pela a Universidade de São Paulo. Psicólogo com ênfase clínica, social e em psicologia da arte, fenomenologia estética e psicanálise. Atualmente é professor do curso de Psicologia na Universidade São Judas Tadeu. É autor de livros de ficção, como sua última obra lançada "Girassol voltado para a terra". Atualmente entre seus projetos de pesquisa destaca-se principalmente nas áreas: Psicologia, Literatura e Psicanálise. Na IIIJP, Renato ministrou o minicurso "Arte e Psicanálise".

Please reload

Jornada Psicodinâmica 2014 - 2018